PORTUGAL NO PÓDIO DA ÁRVORE EUROPEIA DO ANO 2022

A Sobreira Grande, representante de Portugal no concurso europeu, ficou em 3º lugar com 70.563 votos. O Carvalho Dunin, da Polónia, foi eleito a Árvore Europeia do Ano 2022.



Após 3 anos de interregno, o prémio da Árvore Europeia de 2022 voltou a ser celebrado presencialmente em Bruxelas, num ano em que no pódio estiveram três carvalhos – dois carvalhos alvarinho e um sobreiro, cabendo o terceiro lugar a Portugal.

A Sobreira Grande, de Vale Pereiro, Arraiolos, representante de Portugal no concurso europeu ficou em 3º lugar com 70.563 votos, marcando presença no pódio, tal como já tinha acontecido nas edições de 2018 e 2019, com o Sobreiro Assobiador e a Azinheira secular do Monte do Barbeiro.


O Carvalho Dunin, da Polónia, foi o grande vencedor desta edição com um máximo histórico de votos (179.317), seguido pelo Carvalho da Floresta do Banquete de Conxo, em Espanha, com 168.234 votos. O interesse gerado pelo concurso continua a aumentar, com o número total de votantes a atingir este ano 769.212.

O Carvalho Dunin foi eleito a Árvore Europeia do Ano 2022 Lisboa, 22 de março de 2022 – Após 3 anos de interregno, o prémio da Árvore Europeia de 2022, voltou a ser celebrado presencialmente em Bruxelas, num ano em que no pódio estiveram três carvalhos – dois carvalhos alvarinho e um sobreiro. A Sobreira Grande, de Vale Pereiro, representante de Portugal no concurso europeu ficou em 3º lugar com 70.563 votos, marcando presença no pódio, tal como já tinha acontecido nas edições de 2018 e 2019, com o Sobreiro Assobiador e a Azinheira secular do Monte do Barbeiro.

O Carvalho Dunin, da Polónia, foi o grande vencedor desta edição com um máximo histórico de votos (179.317), seguido pelo Carvalho da Floresta do Banquete de Conxo, em Espanha, com 168.234 votos. O interesse gerado pelo concurso continua a aumentar, com o número total de votantes a atingir este ano 769.212.

Dados sobre a Sobreira Grande

ESPÉCIE: SOBREIRO / QUERCUS SUBER

IDADE: 250 ANOS

ALTURA: 12 METROS

PERÍMETRO DO TRONCO: 6.06 METROS

LOCALIDADE: VALE DO PEREIRO, ARRAIOLOS

Conhecidos por serem árvores longevas e de grande porte, os carvalhos prestam-se a belas imagens adequados ao concurso da Árvore do Ano, mas as suas florestas são também importantes fontes de recursos que asseguram à sociedade, não só madeira, cortiça e bolota, mas também inúmeros serviços de ecossistema fundamentais à adaptação e mitigação das alterações climáticas – sequestro de carbono, conservação do solo e da água e proteção à biodiversidade. A manutenção destas florestas em áreas rurais tem um papel determinante na economia das regiões, na qualidade de vida das populações, e na redução do risco de incêndio.


TOP 10

1 – O Carvalho Dunin – Polónia (na imagem acima)

2 – Carvalho da Floresta do Banquete de Conxo – Espanha

3 – A Sobreira Grande – Portugal

4 – Castanheiro dos 100 cavalos – Itália

5 – Guarda-chuva de High Tatras – Eslováquia

6 – A Árvore inclinada de Kippford – Reino Unido

7 – A Tília cantante – República Checa

8 – O multisecular castanheiro da Praça Audran – França

9 – Grande Carvalho de Aģes – Letónia

10 – O casal de acácias japonesas do Teatro Csokonai em Debrecen – Hungria


in mood.sapo

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo